Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 5 de junho de 2011

BY MYSELF

 “ O uso das TICs no contexto das aulas de LE:
Uma necessidade iminente ”

A utilização e incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Inglês, além de agregar valor às mesmas, são fortes aliadas do processo de ensino aprendizagem, uma vez que com a socialização dessas mesmas tecnologias, alavancamos e dinamizamos um crescente compartilhamento de informações e conhecimentos diversos, que se espalham de maneira frenética tanto no âmbito escolar quanto extra-escolar.

No entanto, acredito que existe um papel essencial que as tecnologias não suprirão no processo de formação dos alunos de Língua Inglesa, sobretudo o caráter socio-afetivo do ensinar e do aprender. Porém, precisamos agregar as novas tecnologias à nossa prática, uma vez que as mesmas propiciam às nossas aulas, maior atratividade, dinamismo e a condição de vivenciar, ou explorar determinado experimento sem necessariamente sairmos do espaço escolar.

A exemplo disso, atualmente, os governos de um modo geral, vem investindo na aquisição de novas tecnologias, em especial na expansão do acesso à internet, que ao meu ver é uma das mais incríveis ondas de propagação do saber e da comunicação entre alunos de LE , com um universo de vivências que nenhum outro recurso poderia promover. O incentivo do uso da internet pelo professor seja por meio das redes sociais ou ferramentas de intercambio virtual, deve estar inserido no contexto escolar de línguas, a fim de enriquecer e efetivar o sucesso das aulas, bem como o desdobramento das mesmas em ações que estimulem os alunos a buscar através deste recurso, resposta não só para suas dúvidas a cerca dos usos da língua, mas, sobretudo que a utilize como ferramenta de libertação, comunicação e interação com o mundo e suas culturas. A partir desses exemplos, podemos claramente perceber que o conhecimento se constrói de maneira dinâmica e é dessa maneira que se desenvolvem as competências e habilidades comunicativas. As tecnologias favorecem a qualificação do ensino de maneira significativa, mas, sobretudo se houver uma apropriação adequada do docente, e com esta, a possibilidade de agregar à sua formação melhores condições de ensinar e utilizar de maneira otimizada o conhecimento acumulado em sua trajetória de formação inicial e continuada, bem como uma melhor utilização dos espaços escolares, em especial os que são destinados a este fim.

PROF. WILLIAM CESAR KOPP NOVAES - Pós-Graduando / UNESP - Língua Inglesa

Um comentário: