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terça-feira, 28 de junho de 2011

ACTIVITY 01/2011 - STUDENTS / EE Profª Marianinha Queiroz - 7ºANO / EF ao 3ºANO / EM

“THE BLOG ACTING IN ENGLISH CLASSES”
 Prezados Alunos da EE Profª Marianinha Queiroz - Ensinos Fundamental e Médio



É com grande satisfação, que os convido a se apropriarem do uso das tecnologias de informação ( TICS), a favor da interação comunicativa e do aprimoramento do aprendizado de LÍNGUA INGLESA, através da Internet.

E foi justamente pensando nisso, que acabo de criar o BLOG - " LEARN UP ! TEACHERS AND STUDENTS", para que possamos complementar o processo de ensino-aprendizagem de Inglês, bem como estimulá-los a vivenciar diversas experiências com esta fantástica ferramenta virtual que é o BLOG.

Neste BLOG, trocaremos informações relacionadas a assuntos correlatos ao ensino da língua e suas abordagens tratadas no âmbito da sala de aula. Além disso, vocês poderão me conhecer um pouco mais, através de postagens que identificam meus gostos e opiniões sobre assuntos diversos.

Para tanto, postarei neste BLOG, atividades que estimularão a reflexão de vocês alunos, e que comporão as notas / média final de cada bimestre. Contudo, a participação qualitativa será fundamental para que o valor da atividade em pontos seja computada a contento. Por isso, não basta apenas postar um comentário sem associá-lo à comanda da atividade, OK?!

E para estrear sua participação AVALIATIVA neste BLOG, proponho que vocês façam uma atividade de exploração em todas as seções existentes nele, bem como suas respectivas postagens e ferramentas disponíveis. A seguir, respondam as seguintes perguntas, elaborando apenas uma resposta de no mínimo 3 (três) parágrafos:

1)     Quais são as principais vantagens em se trabalhar com o BLOG “ LEARN UP ! TEACHERS AND STUDENTS!, no contexto das aulas de Língua Inglesa, enquanto instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem?

2)     Qual (is)  das seções, postagens, ferramentas do deste BLOG, você mais gostou? Por quê?

Esta atividade terá o valor de 5,0 Pontos (no máximo), a serem computados em caráter somatório às notas atribuídas para esta disciplina, no 3º BIMESTRE.

IMPORTANTE: É fundamental que ao final do comentário você se identifique com NOME COMPLETO, NÚMERO DA CHAMADA e SÉRIE / ANO / CLASSE, apontando o nível de Ensino – EF (Ensino Fundamental) ou EM (Ensino Médio), seguido do ano letivo.

Observe o modelo abaixo:

Exemplo: CARLOS ALBERTO DA SILVA , Nº 07 , 8ª Série/ 9º Ano – A - EF / 2011

Só serão validadas  as postagens feitas até 20/07/11. Vale a pena lembrar que a realização desta atividade NÃO É OBRIGATÓRIA, e atuará como nota complementar, para aqueles alunos que tiverem condições de acesso à internet, podendo desta maneira, melhorar suas médias de desempenho bimestral.

Sendo assim, os alunos que não puderem participar desta atividade, NÃO terão prejuízos ou descontos em suas notas regulares.

HAVE A NICE WORK, AND A VERY GOOD VACATION ! ! !

Teacher, WILLIAM CESAR KOPP NOVAES – LEM / LÍNGUA INGLESA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CRIATIVIDADE

"ARTE AOS SEUS PÉS"

O desafio: a criação de um tênis literário


 Tudo começou com a intensa vontade de ter um tênis modelo iate (este da foto acima) estampado - e com a impossibilidade de encontrar alguma estampa que realmente agradasse. Não queria caveiras, vaquinhas ou manchas psicodélicas.  Então, com um e-mail preparando terreno e um par de horas acalentadas por pizza e refrigerante, o desafio foi apresentado e, diante de um tênis modelo iate da Converse branquinho, nosso desenhista disse sim à proposta:  - Thobias, você vai me matar, mas eu quero a 'tchurma' toda que eu gosto da Literatura brasileira. Clarice, Machado e Graciliano em um. Cecília, João Cabral e Drummond no outro. E, atrás, um trecho do poema do Drummond, "Procura da Poesia". Penetra surdamente no reino das palavras. Cê acha que dá?  E, em instantes, o primeiro rascunho ficou assim:

 O desenhador, assim, levou o tênis para sua casa, dizendo que começaria o rascunho oficial naquela noite mesmo. E foi o que ele fez:  
 

 Daí em diante, foi só ansiedade, talento transbordando pelas tintas para tecido e pincéis e algum mistério sendo desvendado para mim aos poucos, em pequenas frestas via webcam.   O resultado final? Bem... Não poderia ter ficado melhor!  Confiram:

... E, graças ao Thobias, meus passos serão inteiramente literários, caminhando junto da nata dos escritores brasileiros.  Gostaram?  Ficaram interessados?  Futuras encomendas de tênis tão personalizados quanto este poderão ser realizadas por meio dos comentários ou pelo e-mail do desenhador.     ilusthobias.blogspot.com

FESTANÇA

EU FUI...
... E GOSTEI MUITO! ! !


FESTA JUNINA DA RUA ANA EMILIA MENDES, REUNE MORADORES E COVIDADOS EM UM "ARRAIÁ" DE ARREBENTAR A BOCA DO BALÃO !!!"

Parabéns aos Organizadores e Colaboradores !!!

domingo, 26 de junho de 2011

CONGRATULATIONS !!!

ARRAIÁ DO MARIANINHA QUEIROZ ,
UM GRANDE SUCESSO COMO SEMPRE !!!




 PARABÉNS A TODA EQUIPE GESTORA, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS

sexta-feira, 24 de junho de 2011

LET'S SING ALONG

SOMEWHERE ONLY WE KNOW - KEANE

I walked across an empty land
I knew the pathway like the back of my hand
I felt the earth beneath my feet
Sat by the river and it made me complete
Oh! Simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin
I came across a fallen tree
I felt the branches of it looking at me
Is this the place, we used to love
Is this the place that I've been dreaming of
Oh! Simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin
And If you have a minute why don't we go
Talking about that somewhere only we know?
This could be the end of everything
So why don't we go
Somewhere only we know?
(Somewhere only we know)
Oh! Simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin
And If you have a minute why don't we go
Talking about that somewhere only we know?
This could be the end of everything
So why don't we go
So why don't we go
This could be the end of everything
So why don't we go
Somewhere only we know?
Somewhere only we know?
Somewhere only we know?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

ACTIVITY 02/2011 - ENSINO MÉDIO

THINK ABOUT IT...
(Activity - 02 / EM)

"The further the spiritual evolution of mankind advances, the more certain it seems to me that the path to genuine religiosity does not lie through the fear of life, and the fear of death, and blind faith, but through striving after rational knowledge."
Albert Einstein

QUESTION: What do you think Einstein wanted to express about the reflexion above?
ATTENTION!!! Answers will be accepted until  20/07/11
MARK VALUE: 5,0 pts

A SUCCESS EXPERIENCE

Leitura, escrita e diálogos para entender o imperativo



PROF. Ariane F.Barros
Língua Inglesa - Pós-Graduanda / UNESP

 Visando estimular os alunos a usar esse tempo verbal com propriedade, ARIANE FERREIRA BARROS, professora do 9º ano do Sesi, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, propôs que eles lessem e escrevessem textos que trouxessem os imperativos em diversas situações. Para isso, mostrou uma série de exemplos. Neles, apareciam diferentes estruturas, e não apenas imperativos, o que permitiu a ampliação do repertório dos estudantes.

Isso foi importante para resolver um dos maiores problemas da turma: traduzir palavras do português para o inglês ao pé da letra, sem utilizar as expressões próprias dessa língua. Na execução das tarefas, a moçada teve de mobilizar diversos conhecimentos, incluindo os verbos no imperativo aprendidos no 7º ano e retomados naquele momento de forma mais aprofundada.

O trabalho da professora prevê que os alunos usem o inglês em situações que simulem atividades reais. E dessa vez não foi diferente. Lendo receitas, identificando a presença de verbos no imperativo e a regularidade de sua posição nos textos (sempre no início das frases), os estudantes compreenderam a objetividade da linguagem usada nas receitas. A próxima etapa do trabalho foi a discussão e a escrita de textos que orientariam uma simulação de diálogo num restaurante para que desenvolvessem também a oralidade: "come in, sir" (entre, senhor), "take your place, please" (ocupe seu lugar, por favor) ou "wait a minute, please" (espere um momento, por favor). Desse modo, Ariane mostrou situações em que os imperativos podem aparecer, além das trabalhadas anteriormente.

Parte Integrande do artigo de Beatriz Santomauro / REVISTA ESCOLA

THE BEST ONES






















Mais uma vez a EE PROFª  Marianinha Queiroz, tem a grata satisfação de ostentar o seu título de escola bem frequentada por alunos geniais por natureza.
O nome MATHEUS DA CUNHA SOARES, do 1º ANO – A do Ensino Médio, para nós já  famigerado, é sinônimo de competência, inteligência e sobretudo genialidade. Porém, apesar de tantos atributos agregados ao seu currículo pessoal, não o torna arrogante e soberbo diante de uma juventude tão vaidosa. Muito pelo contrário: é mestre na simplicidade e reconhece o valor das relações interpessoais.
Mas tudo isso, nós professores e alunos do Marianinha Queiroz já sabemos. O que realmente eu gostaria de informar, é que, este jovem cidadão do Município de São Lourenço da Serra, é nada mais nada menos que um dos medalhistas de ouro, das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, em nível nacional, tendo recebido ontem (21 de Junho de 2011) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, das mãos da Exma. Presidente da República, DILMA ROUSSEFF, sob a mira das câmeras das mais renomadas emissoras de TV do país.
Não bastasse isso, MATEUS ficou classificado entre os 83 melhores de todo o estado de São Paulo, tendo estudado toda sua vida em escolas da rede pública de ensino.
Muitas vezes entre uma conversa e outra na sala dos professores do MQ , quando comentamos sobre a performance do Matheus, digo que ele é de “outro planeta”.
Agora acho que todos entenderam o que eu queria dizer.
PARABÉNS MATHEUS !!!

READING ALONG

"A MOTIVATION FOR READING"


TRUE STORIES IN THE NEWS, has been an amazing collection of books, that helps me to teach English and motivate reading ability, through incredible stories that seem to be impossible to happen...but, everything is TRUE.

Imagine scuba diving near the Florida coast and suddenly getting sucked into the huge pump of a nuclear power plant! *Or picking up a newspaper and seeing a photograph of a pair of twins who look exactly like you! *Or writing love letters to someone every day for a year only to see that person marry the mail carrier? These stories and more -- humorous, poignant, astounding -- and all true! True Stories in the News, Second Edition, consists of 22 readings based on human-interest stories adapted from newspapers and magazines -- including new, updated, and improved material. The universal appeal of these stories ensures a pleasurable reading experience and motivates students toward reading fluency. Vocabulary, reading skills, discussion, and writing exercises have been refined and improved based on classroom experiences with the highly successful first edition.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

THE BEST ONES

“ARTS AND CRAFTS” AT MARIANINHA QUEIROZ  SCHOOL
THOBIAS
Tenho lecionado aulas de Inglês no Marianinha Queiroz desde 1995, e me considero privilegiado por trabalhar com pessoas tão competentes e compromissadas com a formação de indivíduos , que muitas vezes chegam anônimos ao nosso convívio, mas que logo mostram “para o que vieram”.
Estou falando de alunos que cada vez mais me fazem acreditar, que o espaço escolar é um grande “celeiro”de grandes talentos, representantes das mais diversas áreas do conhecimento e das artes em geral.
Porém, hoje destacarei um dos muitos talentos , com o qual tive o privilégio de conviver, que além da  grande dedicação com as diversas disciplinas escolares, cativava seus colegas e professores pela simplicidade e a sutileza de suas criações e atuações, conquistando a admiração e o respeito entre todos que faziam parte de seu convívio, dentro ou fora da Escola.
Sendo assim, convido a todos os seguidores e apreciadores deste BLOG, a contemplar, algumas das obras deste grande artista que é THOBIAS DANELUZ.

                                                       TUDO COMEÇOU ASSIM...

MAS DE AGORA EM DIANTE...





Quer mais? Clique ao lado       ilusthobias.blogspot.com

BY MYSELF

Aprender Inglês a partir dos conceitos de letramento, demanda preparo e pré-disposição docente e discente.

"LITERACY"

A partir do conceito de letramento, bem como sua proposta de apropriação da Linguagem a favor da interação social, podemos concluir que a proposta dos ensino-aprendizagem de Língua Inglesa só se dará a contento e com efeitos positivos, no momento em que o professor assumir o papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem, servindo ao aluno como ponte de acesso à construção de um conhecimento que sirva para sua vida social, bem como a possibilidade de participar mais ativamente de eventos sócio-interativos, sendo reconhecido enquanto sujeito agente. Cabe ao professor neste contexto, propiciar momentos de exposição a práticas sociais de leituras com destino a uma escrita libertadora e facilitadora dessas interações sociais de relevância para o aluno.

Precisamos compreender enquanto docentes de Língua Inglesa que o trabalho com a diversidade textual é imprescindível para que o indivíduo possa se articular e se colocar socialmente, bem como dominar as linguagens pertinentes para que o mesmo possa mobilizar competências e habilidades que favoreçam substancialmente sua participação mais crítica nas tomadas de decisões assim como sua contribuição enquanto cidadão.

Nesta direção, podemos lançar mão de reflexões que estimulem em nossos alunos o interesse pela leitura e escrita, sem necessariamente abordá-la como ferramenta de opressão, mas sim como instrumento de inserção social, a partir de estudos voltados para textos mais autênticos do que os pedagógicos, que outrora era foco do panorama de ensino/aprendizagem de LEM e que no atual contexto cede lugar e espaço para manifestações textuais mais próximas de sua realidade , necessidade e flexibilidade de usos do aluno.

BY PROF. WILLIAM CESAR KOPP NOVAES / PÓS-GRADUANDO - UNESP

HALL OF FAME


MORE THAN JUST A "MONSTERGIRL"

Once when I was reading a newspaper article, I saw a very interesting forecast, it was by Lady Gaga, and she said: 

"I had a boyfriend who told me I’d never succeed, never be nominated for a Grammy, never have a hit song, and that he hoped I’d fail. I said to him, ‘Someday, when we’re not together, you won’t be able to order a cup of coffee at the fucking deli without hearing or seeing me." 

And guess what... She was really right! And it's almost impossible to turn on the TV without hearing or seeing her. When she appeared at first on TV and played on the radio stations, I never realize it would be possible, so much success, from a girl dressed up in a so weird way. But, when I watched her interview with one of the most important interviewers: Oprah Winfrey. And once more, she surprised me. Behind of that "monstergirl idol" , there was the owner of a beautiful voice and a very intelligent mind.


Watch the interview and see it by yourself      LADY GAGA INTERVIEW WITH OPRAH


domingo, 19 de junho de 2011

BY MYSELF



ADVOGADO DO DIABO ?


 Não é raro, quando participo de encontros e daquelas OTs (orientações técnicas) de Língua Inglesa, me deparar com colegas dizendo em meio a tantas blasfêmias, frases do tipo: “ ...esses caderninhos (apostilas) são uma porcaria”  ou “ ...não atendem às necessidades dos alunos” ou ainda “ ... estão fora da realidade do aluno da rede pública”.
Há aqueles que pensam que meu posicionamento amistoso e simpatizante a cerca do novo currículo da Rede Estadual para Língua Inglesa, bem como a implantação dos cadernos unificados dos alunos e professores, soe como um discurso um tanto quanto institucionalista e demagogo, diante de tantos entraves para se ensinar Inglês no atual panorama.
Mas quando ouço esses discursos imbuídos de autodefesa, se é assim que posso classificá-los, pergunto-me: Em quais parâmetros de comparação esses materiais foram postos à apreciação, se até outrora não tínhamos nada ao que comparar?
Neste contexto de discordâncias e incoerências , entendo que, talvez o que realmente exista seja um despreparo para se trabalhar com novas sequências didáticas e conteúdos contextualizados, que muitas vezes, ferem os limites de nossa formação inicial, nos fazendo crer que aquilo que já ensinávamos era melhor e mais acessível ao aluno, do que esse novo currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo consegue fazer.
Será mesmo, que as referências teórico - cientificas, nas quais os técnicos se debruçaram ,assim como  os eixos temáticos nos quais as apostilas de Inglês foram inspiradas e formatadas, são tão desconexos da nossa realidade? Ou será que elas nos deixam reticentes e hostis, diante da perda da “zona de conforto” que até então nos encontrávamos?
Entendo, que o professor de Inglês no contexto e uso do novo currículo, além da postura de transmissor de conhecimentos e conteúdos fechados, deva assumir o papel de pesquisador constante, de abordagens e temas, que recorrentemente fogem de nossos hábitos de estudos cotidianos, mas que se aproxime mais do nosso objeto de estudo, que são a aprendizagem da língua Inglesa e os desafios a serem transpostos para sua efetiva difusão no espaço escolar e extra-escolar .
Por isso, não me entendam mal, aqueles que defendem um posicionamento contrário, mas acho que deveríamos poupar e mobilizar nossas energias docentes para estudos mais ancorados em assuntos mais científicos, do que aqueles que se proliferam no senso comum. E que com isso, possamos sim, expor nossas impressões a cerca de tudo que acontece na educação como um todo, através de um discurso mais refletido por um repertório substancialmente autêntico e fundamentado.
Todos sabemos das dificuldades enfrentadas por professores, em especial os de Inglês, no contexto da rede pública estadual, mas só através da melhoria de nossa formação e empenho, poderemos resgatar o “status” de respeito, enquanto profissional formador,  que há muito não se vê.
O currículo pode ainda não ser ideal, e muito há para ser melhorado, mas negar que sua implementação tenha sido positiva, é afirmar que somos incapazes de lidar e moldar o novo a nossa realidade, as nossas necessidades docentes e discentes.

PROF. WILLIAM CESAR KOPP NOVAES / PÓS-GRADUANDO - UNESP

domingo, 12 de junho de 2011

TELL ME MORE

Hi, dear Students ! (2º ANO - ENSINO MÉDIO / 2011)

 In this " TELL ME MORE " section , I'd like to ask you, how we can relate the theme showed in the movie "CRASH" with "bullying" in our society, and how we can help to avoid to reproduce situations like those in our school?


LET'S ANSWER THE QUESTION ! ! !

THINKING OVER



"The true teacher defends his pupils against his own personal influence. He inspires self-distrust. He guides their eyes from himself to the spirit that quickens him. He will have no disciple."

Amos Bronson Alcott

TEACHER'S TIP

For Those Who are fans of ABBA songs, I suggest MAMMA MIA


THE PLAY

Over 45 million people all around the world have fallen in love with the characters, the story and the music that make MAMMA MIA! the ultimate feel-good show! Writer Catherine Johnson's sunny, funny tale unfolds on a Greek island paradise. On the eve of her wedding, a daughter's quest to discover the identity of her father brings 3 men from her mother's past back to the island they last visited 20 years ago. The story-telling magic of ABBA’s timeless songs propels this enchanting tale of love, laughter and friendship, and every night everyone’s having the time of their lives!


THE MOVIE

Sophie has just one wish to make her wedding perfect: to have her father walk her down the aisle. Now she just has to find out who he is. Join the music, laughter and fun of the irresistibly charming Mamma Mia! The Movie. Academy Award-winner Meryl Streep leads an all-star cast, including Pierce Brosnan and Colin Firth - as well as up-and-comers Amanda Seyfried and Dominic Cooper, in this musical celebration of mothers, daughters and fathers, and true loves lost and new ones found. Based on the Broadway smash-hit and filled with the ABBA songs you know and love, it's the feel-good experience that will have you singing and dancing over and over again.



WATCH AND HAVE SO MUCH FUN !


quarta-feira, 8 de junho de 2011

IMPROVE YOUR ENGLISH


Technology and English combine in all aspects. So, how about watching this video to improve yor listening ability, and learning a little bit more of English and its relation with hi-tech Gadgets.

terça-feira, 7 de junho de 2011

LANGUAGE ON TARGET

Let's learn some uses of verb GET + prepositions...



The verb GET is used in several ways in English and can become a little confusing sometimes. When you combine it with some prepositions, there will be new senses for it, and at that time we have to use our sense of undestanding to not make mistakes in its uses. Above, we can see some good examples of how to use it in a better way. Let's Try It???

LET'S SING ALONG



This is a very beautiful song, and it's one of my favorite ones. For Valentine's Day, how about singing it to your (girl or boyfriend)? I bet it will work better if you train a little before. So, let's Sing Along!!!

STUDENTS IN TARGET

THIS ENGLISH PROJEC WAS PRODUCED BY A STUDENT OF MINE. IT WAS A CONSTRUCTION OF A WEB PAGE FROM AN INTERCHANGE AGENCY. ITS OBJECTIVE WAS SHOWING PEOPLE FROM OTHER COUNTRIES, GOOD OPPORTUNITIES TO COME TO BRAZIL, FOR AN INTERCULTURAL ACTIVITIES.

By RAFAELA JACOB - 1º ANO B / Ensino Médio - EE Profª Marianinha Queiroz

domingo, 5 de junho de 2011

BY MYSELF

 “ O uso das TICs no contexto das aulas de LE:
Uma necessidade iminente ”

A utilização e incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Inglês, além de agregar valor às mesmas, são fortes aliadas do processo de ensino aprendizagem, uma vez que com a socialização dessas mesmas tecnologias, alavancamos e dinamizamos um crescente compartilhamento de informações e conhecimentos diversos, que se espalham de maneira frenética tanto no âmbito escolar quanto extra-escolar.

No entanto, acredito que existe um papel essencial que as tecnologias não suprirão no processo de formação dos alunos de Língua Inglesa, sobretudo o caráter socio-afetivo do ensinar e do aprender. Porém, precisamos agregar as novas tecnologias à nossa prática, uma vez que as mesmas propiciam às nossas aulas, maior atratividade, dinamismo e a condição de vivenciar, ou explorar determinado experimento sem necessariamente sairmos do espaço escolar.

A exemplo disso, atualmente, os governos de um modo geral, vem investindo na aquisição de novas tecnologias, em especial na expansão do acesso à internet, que ao meu ver é uma das mais incríveis ondas de propagação do saber e da comunicação entre alunos de LE , com um universo de vivências que nenhum outro recurso poderia promover. O incentivo do uso da internet pelo professor seja por meio das redes sociais ou ferramentas de intercambio virtual, deve estar inserido no contexto escolar de línguas, a fim de enriquecer e efetivar o sucesso das aulas, bem como o desdobramento das mesmas em ações que estimulem os alunos a buscar através deste recurso, resposta não só para suas dúvidas a cerca dos usos da língua, mas, sobretudo que a utilize como ferramenta de libertação, comunicação e interação com o mundo e suas culturas. A partir desses exemplos, podemos claramente perceber que o conhecimento se constrói de maneira dinâmica e é dessa maneira que se desenvolvem as competências e habilidades comunicativas. As tecnologias favorecem a qualificação do ensino de maneira significativa, mas, sobretudo se houver uma apropriação adequada do docente, e com esta, a possibilidade de agregar à sua formação melhores condições de ensinar e utilizar de maneira otimizada o conhecimento acumulado em sua trajetória de formação inicial e continuada, bem como uma melhor utilização dos espaços escolares, em especial os que são destinados a este fim.

PROF. WILLIAM CESAR KOPP NOVAES - Pós-Graduando / UNESP - Língua Inglesa